Semana c&t Semana c&t

MCTIC pede esforço conjunto para ampliar ações que popularizem a ciência

por MCTIC - Publicado em 28/01/2019 00h00. Última modificação 28/01/2019 11h22.

A primeira reunião com os diretores das unidades de pesquisa e organizações sociais vinculadas ao ministério aconteceu nesta quinta-feira (24). O encontro serviu para alinhar as ações desenvolvidas pelos institutos com as diretrizes da nova gestão.

O ministro defendeu um esforço conjunto para ampliar as ações de popularização da ciência para apresentar à sociedade como a pesquisa, a tecnologia e a inovação podem impactar a vida das pessoas e como elas podem ser ferramentas para a geração de riquezas para o país e para a melhoria da qualidade de vida da população. Pontes pediu o engajamento de todas as unidades de pesquisa e organizações sociais.

“É importante estabelecer o diálogo constante com todas as unidades de pesquisa e organizações sociais que trabalham diariamente para o desenvolvimento da ciência e tecnologia no país. Foi excelente conhecer e entender as capacidades e necessidades de cada um. Isso é essencial para uma gestão mais eficiente e produtiva,” ressaltou o ministro Marcos Pontes.

O encontro teve importante significado para os representantes, como disse a diretora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Antônia Franco. “É uma grande motivação para cada um de nós, além da possibilidade de conhecermos toda a equipe do ministério. Essa proximidade é vital para o desenvolvimento das instituições.”

Participaram da reunião o diretor do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), Ronald Shellard; o diretor do Centro Nacional de Monitoramento de Alertas e Desastres Naturais (Cemaden), Osvaldo Moraes; o diretor do Centro de Tecnologia Mineral (Cetem), Fernando Lins; a diretora substituta do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene), Lygia Britto; o diretor do Centro de Tecnologia da Informação (CTI) Renato Archer, Jorge Vicente Lopes da Silva; a diretora do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), Cecília Leite; o diretor do Instituto Nacional da Mata Atlântica (Inma), Sérgio Lucena Mendes; a diretora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Antônia Maria Ramos Franco Pereira; o diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Ricardo Galvão; o diretor do Instituto Nacional do Semiárido (Insa), Salomão Medeiros; o diretor do Instituto Nacional de Tecnologia (INT), Fernando Rizzo; o diretor do Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA), Bruno Vaz Castilho de Souza; o diretor do Laboratório de Computação Científica (LNCC), Augusto Gadelha; a diretora do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), Anelise Pacheco; a diretora do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), Ana Luisa Albernaz; e o diretor do Observatório Nacional (ON), João Carlos Costas dos Anjos.

Também estiveram presentes o diretor do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Joaquim Machado; o diretor-geral do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), Antonio José Roque da Silva; o diretor-presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Jorge Guimarães; o diretor-geral do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM), João Valsecchi do Amaral; o diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), Marcelo Viana; e o diretor-geral da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Nelson Simões.

 

Fonte: ASCOM/MCTIC