SNCT – 2016

SNCT de 2016 – “Ciência Alimentando o Brasil”

A escolha do tema da 13ª edição SNCT baseou-se na decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas, que proclamou o ano de 2016 como o Ano Internacional das Leguminosas.
A escolha do tema visou estimular as instituições a abordarem a importância da alimentação mundial, com temas a respeito da nutrição, segurança alimentar, fome, obesidade e distúrbios alimentares.
A história da evolução humana, a sua relação com os alimentos e a contribuição do conhecimento científico e tecnológico para tornar a nossa alimentação diária cada vez melhor foram alguns dos temas abordados nesta edição da SNCT.
O evento foi realizado entre 17 e 23 de outubro, contabilizando números expressivos: 92.308 atividades em 1.054 municípios brasileiros, com a participação de 2.110 instituições gerenciadoras das ações.
Uma das atividades de destaque foi a 1º edição do Concurso de Desenhos para escolha da logomarca da SNCT, que recebeu 503 trabalhos de 23 estados, incluindo participantes do Distrito Federal. O estudante Guilherme Mateus do Nascimento, de Guiratinga-MT, foi o vencedor do Concurso. O jovem de 15 anos, aluno da Escola Estadual Maria de Lourdes Ribeiro Fragelli recebeu 48,7% dos 17.671 votos totalizados, com o desenho que traz o mapa do Brasil como terra fértil para uma planta em crescimento, dentro de um balão volumétrico, que representa o suporte da ciência à produção alimentícia.